Sobre Mudança

A mudança é aliada da história da humanidade: com ela veio o progresso no mundo. No lar ou no trabalho o homem tende a lidar com a mudança com naturalidade. No trabalho, contudo, a mudança nos deixa atordoados, nos fazendo sentir impotentes ou inseguros. Mas não há nenhuma razão para temer a mudança no trabalho! A mudança pode ser criativa, estimulante e rejuvenescedora. Precisamos ser pessoas proativas e ajudar a proporcionar renovação contínua e um futuro muito mais dinâmico. Procure compreender seus pensamentos, emoções e atitudes para poder enfrentar seu medo da mudança, compreendê-la e fazê-la trabalhar pra você!

Sobre Administração do Tempo

Todo mundo tem todo o tempo que existe, no entanto algumas pessoas conseguem fazer muito com o seu tempo e outras pessoas não conseguem fazer nada ou fazem muito pouco. Por quê isso acontece? O segredo é aumente sua eficácia - Fazer as coisas certas e também a sua eficiência - fazer certo as coisas, evitando o retrabalho. Você terá que desenvolver atividades, se agendar e se programar. Esteja MOTIVADO! A motivação vai te levar a disciplina, e com disciplina você pode conseguir alcançar qualquer meta em sua vida! Pense de forma abundante.

Alguns benefícios em administrar o tempo:

  • Diminuir o sentimento de frustração a que estamos submetidos por administrarmos mal o nosso tempo;
  • Fazer aquilo que realmente nos torna felizes, eliminando as tarefas que não nos agregam nada;
  • Buscar sermos profissionais e pessoas mais competentes.

Algumas mentiras sobre administração do tempo:

  • Você não consegue administrar melhor o seu tempo porque as pessoas que cercam você te atrapalham, não entendem.
    Tenha força de vontade, siga firme em seu caminho e, com o tempo, as próprias pessoas vão te olhar de forma diferente e respeitar seu tempo
  • Você vai se tornar escravo do tempo.
    Isso é uma mentira pois você, na verdade, vai aumentar a produtividade, trabalhar melhor seu tempo. Vai usá-lo com qualidade!
  • Juntar e se livrar dos assuntos menores e depois se dedicar ao que é mais importante.
    Temos que nos dedicar primeiro ao que é mais importante e depois abrir um espaço menor dando um tratamento ligeiro às questões menores.
  • Você pode programar 100% do seu tempo.
    A administração do tempo é apenas uma orientação para o seu dia. Haverá sempre imprevistos, oportunidades que possam aparecer ao longo do dia.
  • Você precisa ter um espaço limitado e fechado para conseguir administrar bem o seu tempo.
    São importantes a criatividade e a sua atitude;
    Você também deverá usar na prática os seus conceitos sobre a administração do tempo.

Esteja motivado a usar melhor o seu tempo e mãos a obra!!!

Algumas dicas para vender de forma eficaz:

  • A impressão causada por uma parte torna-se a impressão do TODO. Você representa sempre a sua empresa para o seu Cliente!
  • É preciso conhecer a organização, departamentos, sistema onde você trabalha;
  • Se você não puder ajudar o Cliente tem que SABER encaminhá-lo a alguém que possa. Isso é fundamental!
  • Não julgue as pessoas pela voz, aparência ou atitude.
  • Diga sempre coisas boas, seja gentil, utilize sempre expressões positivas;
  • O marketing pessoal é muito importante - Mantenha uma energia positiva, alto astral!

Questões importantes:

  • Todas as pessoas procuram a atenção de alguém - Escute com interesse;
  • Cliente é a sobrevivência e prosperidade da empresa;
  • Não se precipite oferecendo algo antes de entender qual é o problema, necessidade;
    * Lembre-se a venda precisa satisfazer a necessidade do Cliente!
  • Se o Cliente gostar de você, certamente ele voltará e todos irão ganhar com isso!
  • Um Cliente satisfeito divulga positivamente a empresa e trás consigo novos possíveis Clientes. Vale a pena se dedicar a ele!!!

Sobre Atendimento Telefônico

  • Atender o telefone, no máximo até o 3º toque, estando você ocupado ou não
    • Se você já está numa ligação e o telefone toca, pergunte gentilmente a pessoa se pode aguardar um instante, atenda a outra pessoa na outra ligação, pergunte se esta pode esperar e volte para a primeira pessoa.
  • Atenda sempre de forma educada e identifique-se:
    • Para esta pessoa que está ligando, você é a empresa.
    • Sendo educado você cria a imagem de uma empresa que se importa, e ao se identificar você está assumindo a responsabilidade pelo atendimento;
  • Competência ao transferir as ligações:
    • Enquanto você não transferir a ligação ela ainda será sua.
    • Anote o recado completo e exato contendo:
      • Para quem é o recado.
      • Dia e hora.
      • Nome da pessoa que ligou.
      • Número da pessoa
      • O recado
      • Hora e dia melhor para retornar
      • O seu nome para esclarecer dúvidas se existirem
  • Qualidade Vocal e Conferência de Dados:
    • Não fique resmungando;
    • Procure usar um tom de voz agradável e compreensível;
    • Cuidado com a velocidade da sua voz.
    • Energia: demonstre interesse e entusiasmo pelo que a pessoa está falando.
    • Repita as informações que a pessoa te pediu para anotar, para que ela tenha certeza de que foi atendida de forma eficaz e para que você também possa conferir os dados.

Sobre Ouvir o Cliente:

  • O mais importante não é falar, mas ouvir o Cliente.
  • Se o vendedor não escuta, ele oferece algo errado ao Cliente e isso causa um desgaste na imagem do vendedor, que pode ser fatal ao sucesso da venda.
  • Dê oportunidade para o Cliente falar e a oportunidade de vender aparecerá sem que pareça que você quer forçar uma venda.
  • Faça as perguntas certas e depois de saber exatamente o que o Cliente quer, ofereça os produtos e/ou serviços certos.
  • Não empurre mercadorias, mas ofereça o que os Clientes precisam.
  • Tudo o que você sabe sobre o seu produto não terá valor algum se não souber quais são as utilidades desse produto para o Cliente.
  • Conquiste o interesse do Cliente!
  • Sem as "informações chaves" você não terá como argumentar.
  • Escute sempre com atenção e você terá muito mais chances de obter sucesso em suas vendas.

Sobre Qualidade:

  • Defina padrões:
    • Tenha consciência do porquê da qualidade.
    • Todos devem partilhar dessa consciência dentro da empresa.
  • Discuta/interaja sobre qualidade:
    • Compare sua empresa/ produto com a concorrência fazendo nascer padrões.
  • Estabeleça padrões:
    • Qual o ideal?
    • Persiga esse ideal!
  • Ajuste o foco do Cliente:
    • Quem são os nossos Clientes?
    • Identifique o perfil do Cliente e o que ele espera de você;
    • Só há qualidade quando todos nós estamos comprometidos com o sucesso do Cliente.
  • Preste atenção aos detalhes:
    • A empresa precisa ser vista no seu todo;
    • Temos que ter nível de excelência em tudo;
    • A atenção aos detalhes é o caminho para encantar os Clientes. Descuidar dos detalhes é caminhar na contramão do sucesso.
  • Qualidade - Compromisso de todos:
    • É preciso que os funcionários tenham autonomia e iniciativa no tocante a qualidade;
    • A qualidade não é mais função de um departamento específico, mas é responsabilidade de toda a empresa.
    • Só haverá qualidade se houver comprometimento das pessoas;
    • Ter orgulho do que se faz é fundamental para assegurar a qualidade.

Como participar de reuniões, palestras e treinamentos

1. Buscar todo o conhecimento, informações pertinentes ao evento, preparar-se o máximo possível, ficar por dentro do que vai acontecer;

2. Trazer máquina fotográfica, celular, gravador, tablet, pendrive se julgar interessante, arriscar quanto a permissão de sua utilização, evitar o “ahá, se eu tivesse trazido”;

3. Chegar no horário combinado, pelo menos 10, 15 minutos antes;

4. Utilizar o banheiro e beber água antes de se acomodar;

5. Portar canetas e caderno, mantê-lo sempre junto de si, jamais em casa ou mesmo distante;

6. Cumprimentar as pessoas presentes, sorria, demonstre simpatia;

7. Sentar o mais na frente possível, no melhor lugar disponível;

8. Desligar o celular, sempre!;

9. Mascar chicletes, jamais;

10. Retirar o boné, gorro, toca, óculos escuro;

11. Sair para beber água, utilizar o banheiro sem comprometer a atenção dos envolvidos no evento, saia em silêncio sem chamar a atenção;

12. Fazer ruídos, barulhos com canetas, copinhos, jamais;

13. Bater, raspar os pés nas cadeiras dos outros, incomoda muito;

14. Manter os pés, mãos, corpo e cadeiras afastadas das paredes;

15. Iniciar logo a construção da memória do encontro quanto a data, assunto, responsável, objetivos, mudanças de comportamento, procedimentos, redes de relacionamento, sites, consultas;

16. Estar atento aos concorrentes presentes, seja competitivo;

17. Assegurar o melhor “marketing” pessoal  possível, “como nos vemos, como nos vêem”, a imagem que deixamos junto aos outros, é muito importante;

18. Ser desinibido, a timidez nos novos tempos geralmente traz prejuízos, fale o necessário, o papo de “prefiro só ouvir”, “só gosto de observar “, desqualifica nesse momento o seu perfil profissional, demonstre que está ligado, dê sinais de que está participando, entendendo;

19. Participar de forma contribuitiva, questionar tudo que julgar importante para a aprendizagem, mudanças necessárias;

20. Anotar as ações a serem realizadas, o que aprendi agora, o que tenho que desaprender, atitudes e hábitos a eliminar ;

21. Manter a atenção concentrada no principal;

22. Evitar conversas paralelas;

23. Levantar o braço, “segurar o teto”, todas as vezes que precisar solicitar algo, participar;

24. Evitar perguntar que “horas são”, quanto tempo falta, para seu vizinho;

25. Tapar a boca caso boceje, espirre ou tussa;

26. Evitar dançar “forró” com a sua cabeça, se posicione melhor para evitar tais transtornos para você e seus vizinhos;

27. Estar sempre preparado para possíveis “QNP’s - Questionários de Nivelamento Profissional”, sobre o assunto em questão;

28. Solicitar recomendações de livros, sites, contatos, e-mails, etc;

29. Saber receber e dar cartões de visitas;

30. Dar os parabéns, agradecer e despedir-se individualmente dos principais envolvidos, a consideração pelos outros que estão trabalhando para o seu sucesso, é vital, “o universo todo conspirará a seu favor”;

31. Fornecer aos superiores imediatos seus comentários, impressões que possam contribuir de alguma forma para o futuro, dar o retorno;

32. Ser exemplo, bom referencial para todos, sempre que possível dê o seu show!!!

33. Agradecer por tudo a todos, sempre. “Estamos na era do conhecimento e do relacionamento, devemos estar sempre estudando, mantendo e construindo novos relacionamentos. ”